top of page
  • Foto do escritorisabellagoritopsic

8 Comportamentos que aumentam a ansiedade e podemos evitar:


A ansiedade atrapalha diariamente a vida das pessoas, e quando essa ansiedade é em excesso, pode trazer muitos prejuízos, e isso precisa ser controlado.


Uma das maneiras de evitar a ansiedade em excesso é procurando um psicólogo e através da terapia se conhecer melhor, conhecer o que a ansiedade causa em você e aprendendo a lidar com isso. Certamente o tratamento adequado ajudará muito a mudar esse quadro, mas também é importante saber que alguns fatores do dia a dia que desencadeiam a ansiedade podem ser evitados.


1 - Dormir pouco:


Poucas horas de sono ou noites mal dormidas, com interrupções, impedem o relaxamento completo do corpo e da mente, e causam problemas sendo um deles, a ansiedade.


Tente tomar um banho, pensar em coisas positivas, evitar comer coisas pesadas, evitar também o uso de telas próximo a hora de deitar. Um bom descanso é fundamental para enfrentar a rotina agitada do dia a dia.


2 - Sedentarismo:

Se na sua rotina você passa muito tempo sentado longe de qualquer tipo de atividade física, mude isso rapidamente.

O Exercício físico ajuda a distrair a mente, ajuda no sono, estimula o sistema imunológico, reduz a tensão muscular e regula os níveis de neurotransmissores evitando a ansiedade e depressão.


3 - Falta de planejamento:

A falta de planejamento e de uma rotina organizada, faz com que acabemos acumulando um grande número de coisas pra fazer e temos sempre a sensação de não dar conta de tudo. Com isso, na maioria das vezes, acabamos não tendo tempo para cuidar da nossa mente e do nosso corpo.


Procure se distrair, fazer passeios, caminhadas ao ar liver, ouvir uma boa música, ler um livro de seu interesse. Tirar um tempo para você é essencial para reduzir o estresse e diminuir a ansiedade.


4 - Auto cobrança Excessiva:


Eu sei que é difícil mas é possível reduzir a preocupação exagerada e se cobrar menos. A pessoa que se preocupa em excesso eleva o nível da auto cobrança e desenvolve a tendência de antecipar problemas que ainda nem aconteceram. Problemas que podem nem mesmo acontecer e a pessoa já está preocupada, achando que não vai dar conta, ou que não foi boa o suficiente.

Isso aumenta o quadro de ansiedade trazendo um desconforto constante.


5 - Alimentar-se mal:

A ingestão de açúcares e gorduras são prejudiciais em diversos aspectos, e a ansiedade também está nesse meio.


A ingestão de alimentos ricos em gorduras saturadas fazem com que mais radicais livres sejam liberados pelo corpo aumentando a quantidade de cortisol, hormônio relacionado aos nossos níveis de estresse e ansiedade.


O excesso de açúcares funciona mais ou mesmo da mesma forma, só que o açúcar trás uma sensação momentânea de relaxamento, mas depois o efeito é oposto, estimulando a ansiedade. Além disso, essa sensação imediata de satisfação pode ocasionar sérios transtornos alimentares.


O jeito é reduzir o consumo de açúcares e gorduras, fazer uma reeducação alimentar dando preferência a produtos naturais como frutas, legumes, verduras, grãos e proteínas.


6 - Excesso de cafeína:

Nosso cafezinho do dia a dia é um grande inimigo para quem sofre de ansiedade, então o hábito de tomar café várias vezes durante o dia deve ser deixado de lado.


A cafeína aumenta a liberação de adrenalina no corpo, isso resulta em uma sensação de agitação, podendo ocasionar ansiedade, estresse e até palpitações cardíacas.


Uma dica é tentar trocar o café por chás relaxantes, como por exemplo de camomila, erva doce, erva cidreira, ou algum outro de sua preferência.


7 - Bebidas Alcoólicas:


Da mesma forma que a cafeína causa uma euforia rápida, o álcool também causa, mas essa sensação passa e depois desencadeia a ansiedade.


O álcool desregula a liberação de neurotransmissores pois dificulta a ação do cálcio nos neurônios e nas sinapses nervosas. Isso pode desencadear sensações como ansiedade, angustia, tristeza ou irritabilidade.


8 - Pensamentos negativos:

Nosso pensamentos estão ligados diretamente as nossas emoções, então se você tem um pensamento otimista, acha que vai conseguir todos os problemas e as cousas vão dar certo, você evita ansiedade.


Sempre que for possível, tenha pensamentos positivos, pense nas lembranças boas, mentalize


留言


bottom of page