top of page
  • Foto do escritorisabellagoritopsic

Sinto que tenho ansiedade? Quando devo procurar um psicólogo?


A ansiedade geralmente é uma reação normal a situações estressantes que estão prestes a acontecer no nosso dia a dia.

O termo apresenta diversas definições, pode ser encarada como uma angústia, perturbação de espírito, medo constante, sensação de estar em perigo e outros sinônimos.

A ansiedade é um estado onde prevalece a incerteza e a angústia, caracterizadas pelo sentimento de medo e insegurança. Ela pode ser uma reação normal diante de determinadas situações, tais como em entrevistas de emprego, uma prova muito esperada, apresentação de um trabalho na faculdade, uma viagem muito esperada, entre utras coisas ao longo de nossas vidas.

Porem, algumas vezes a ansiedade se torna excessiva podendo causar problemas nas situações comuns do nosso cotidiano, interferindo na nossa vida social, profissional e conjugal.

A maioria das vezes, a ansiedade dá seus primeiros sinais logo na infância. As evidências sugerem que tanto a genética quanto no ambiente em que nos cercam, as situações passamos ao longo da vida, inseguranças, medos, traumas, podem contribuir para o início de um quadro de ansiedade.As preocupações excessivas e a previsão de resultados negativos sempre em situações que ainda nem aconteceram, é um grande fator que desencadeia a ansiedade.

Cada pessoa tem um jeito diferente de demostrar a ansiedade e os sintomas que aparecem podem ser físicos, como: tensão muscular, dores de cabeça, dores de estômago, coração acelerado, manchinhas no corpo, formigamento nas mãoe e nos pés, agitacção nas pernas, boca seca, falta de ar, entre outros.
Ou também sintomas psicológicos, estando entre eles, insônia, procrastinação, mudanças de humor, irritabilidade, insegurança e medo constante.

Os psicólogos são capazes de identificar o que causa a ansiedade. Junto ao paciente, com o entendimento de suas vivências, tentam entender os gatilhos que geram esses sintomas e dão início a um estado de ansiedade, dando então sequência a um tratamento ideal.

A ansiedade em nível adequado proporciona motivação pessoal e profissional, mas a ansiedade em excesso paralisa, inquieta e perturba. A pessoa pode sentir ansiedade na maior parte do tempo sem nenhuma razão aparente, podendo ser tão desconfortável para ela que começa a evitar situações, então a ansiedade começa a comprometer a rotina e desenvolvimento.

De forma técnica, podemos entender o transtorno de ansiedade como um fenômeno que pode tornar-se patológico, ou seja, prejudicial ao funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal).

O transtorno está relacionado ao funcionamento do organismo e às experiências de vida. O indivíduo pode sofrer com uma ansiedade constante sem nenhuma razão, ou pode apresentar os sintomas às vezes com algum motivo específico, mas de forma tão intensa que se sentirá paralizado.

Quando percebemos uma certa frequência nos sintomas de ansiedade, devemos dar uma certa atenção a isso, está na hora de buscar ajuda profissional. Nesses casos, a ajuda de um psicólogo é o melhor caminho para ajudar a vencer a ansiedade. Se conhecer melhor, enfrentar seus medos e ressignificar seus traumas é um passo enorme para ter uma vida mais leve e saudável.





Comentários


bottom of page